Aula de campo de Geografia sobre água
AUTOR
Professor Mauricio Homiak, 4º e 5º ano
Para facilitar a aprendizagem nas aulas de geografia é comum fazer aulas práticas de observação de paisagens reais. Facilita a interpretação de mundo de forma mais prática. Estimula os estudantes a usar os sentidos. Isso vai além da simples visão com os olhos das coisas. Afinal observar envolve cheirar, tocar, ouvir e até por que não sentir o gosto das coisas que estão em uma determinada paisagem.
Professor Mauricio Homiak, 4º e 5º ano
Para facilitar a aprendizagem nas aulas de geografia é comum fazer aulas práticas de observação de paisagens reais. Facilita a interpretação de mundo de forma mais prática. Estimula os estudantes a usar os sentidos. Isso vai além da simples visão com os olhos das coisas. Afinal observar envolve cheirar, tocar, ouvir e até por que não sentir o gosto das coisas que estão em uma determinada paisagem.
E assim foi a saída a campo dos estudantes de 4º e 5° ano da Escola Municipal Professora Izélia Santina Marconato Prates. A saída teve o objetivo de analisar e refletir sobre as condições da água, no caso, do rio Guamiranga, o qual atravessa a cidade com o mesmo nome e o trecho visitado passa há duas quadras da escola. Na ocasião os alunos puderam ver de forma plena, as condições do rio de suas margens e fazer comentários e desenhos sobre as condições da água, floresta ciliar, uso do solo próximo do rio, anotar espécies nativas das árvores, perceber o tipo de fauna presente por ali enfim uma aula prática de geografia. Ao final os estudantes puderam anotar o relatório requerido pelo professor e um desenho da paisagem observada contendo as características marcantes para cada um.
Parabéns pelo trabalho
ResponderExcluir