Relato do Projeto Páscoa Significativa
AUTORA
Professora Roseni Aparecida Woidelo, 5º ano C
Nas semanas que antecederam a Páscoa, os alunos do 5°ano C da Escola Municipal Professora Izélia Santina Marconato Prates, desenvolveram atividades referentes ao tema Páscoa.
Inicialmente houve o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema abordado, em sala de aula do ensino regular. Na sequência, houve coleta de informações partindo do ambiente familiar dos educandos, onde cada um deles representou por meio de expressões verbais e não verbais, o significado da Páscoa para suas famílias.
Cada aluno trouxe para o ambiente escolar diferentes representações artísticas e culturais.
Dando sequência ao andamento do projeto, durante toda a semana que antecedia a Páscoa, foram desenvolvidos trabalhos de forma interdisciplinar nas diferentes áreas do conhecimento, como exemplos em anexo. Trabalhamos disciplinas e conteúdos que abordavam o tema estudado. Finalizamos com a produção dos cartazes e dos cartões de Páscoa que foram entregues pelos alunos que os confeccionaram.
Observou-se o envolvimento da turma na mobilização dos saberes, partindo do princípio que todos fizeram o levantamento familiar do conceito de Páscoa, os resultados ficaram expressos através da integração dos saberes, no momento em que todos desenvolveram diferentes atividades em sala de aula e finalmente ocorreu a transferência de saberes, quando da ampliação dos resultados dos trabalhos, ao serem expostos para toda a instituição escolar, através de cartazes.
Conclui-se, que o projeto apresentou êxito, na medida em que propiciou uma ampliação dos conhecimentos prévios dos educandos, tornando a sua aprendizagem mais significativa e findando na transferência de saberes para toda a comunidade escolar.
Professora Roseni Aparecida Woidelo, 5º ano C
Nas semanas que antecederam a Páscoa, os alunos do 5°ano C da Escola Municipal Professora Izélia Santina Marconato Prates, desenvolveram atividades referentes ao tema Páscoa.
Inicialmente houve o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema abordado, em sala de aula do ensino regular. Na sequência, houve coleta de informações partindo do ambiente familiar dos educandos, onde cada um deles representou por meio de expressões verbais e não verbais, o significado da Páscoa para suas famílias.
Cada aluno trouxe para o ambiente escolar diferentes representações artísticas e culturais.
Dando sequência ao andamento do projeto, durante toda a semana que antecedia a Páscoa, foram desenvolvidos trabalhos de forma interdisciplinar nas diferentes áreas do conhecimento, como exemplos em anexo. Trabalhamos disciplinas e conteúdos que abordavam o tema estudado. Finalizamos com a produção dos cartazes e dos cartões de Páscoa que foram entregues pelos alunos que os confeccionaram.
Observou-se o envolvimento da turma na mobilização dos saberes, partindo do princípio que todos fizeram o levantamento familiar do conceito de Páscoa, os resultados ficaram expressos através da integração dos saberes, no momento em que todos desenvolveram diferentes atividades em sala de aula e finalmente ocorreu a transferência de saberes, quando da ampliação dos resultados dos trabalhos, ao serem expostos para toda a instituição escolar, através de cartazes.
Conclui-se, que o projeto apresentou êxito, na medida em que propiciou uma ampliação dos conhecimentos prévios dos educandos, tornando a sua aprendizagem mais significativa e findando na transferência de saberes para toda a comunidade escolar.
Comentários
Postar um comentário