Hábitos Alimentares e Números Racionais - Teoria e Prática no Contexto Escolar
AUTORA
Professora Roseni Aparecida Woidelo, 5º ano C
Esta foi uma proposta de intervenção pedagógica nos componentes de: Matemática, Língua Portuguesa, Artes e Ciências; desenvolvida com os alunos do 5 ano C, da Escola Municipal Professora Izélia Santina Marconato Prates, no município de Guamiranga, pela docente Roseni Aparecida Woidelo.
Inicialmente ocorreu o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos a serem trabalhados. Na sequência foi sugerida uma pesquisa sobre ambos os temas, utilizando-se de recursos midiáticos (lousa digital). Assuntos abordados: Alimentação saudável, Obesidade, Frações (em anexo). Após o debate dos alunos sobre os assuntos com o resultado das informações levantadas, foi proposto para eles à elaboração de um prato saudável, onde os alunos desenvolveram um trabalho interdisciplinar entre os componentes de artes e ciências (em anexo). Posteriormente, os alunos ordenaram palavras na formação de frases e realizaram uma produção textual, com os componentes de língua portuguesa e ciências (em anexo). Em seguida, realizaram diversas atividades nos seus cadernos sobre as frações (em anexo). Na sequência ocorreu o fracionamento das frutas, trabalhando na prática os conceitos abordados sobre alimentação saudável e frações (em anexo). Foi concluída a atividade prática com a fabricação de uma salada de frutas para os alunos degustarem com as frutas fracionadas (em anexo). E finalizando a sequência didática os alunos fizeram o repasse das informações levantadas e da prática do ambiente escolar na sua instituição familiar, com o objetivo se socializar os conhecimentos adquiridos tornando a teoria algo prático e significativo.
O objetivo deste trabalho com a interdisciplinaridade entre os componentes de: Matemática, Língua Portuguesa, Artes e Ciências, foi trabalhar na prática, conceitos matemáticos da representação fracionária, a representação artística e a construção da escrita, aliando a importância de se manter uma alimentação saudável, como base para a manutenção do corpo humano.
O desempenho desta prática, possibilitou aos alunos desenvolverem ações que saíram do abstrato, para o concreto, aplicando o que aprenderam em sala de aula de ensino regular, fora da instituição escolar. Oportunizando um ensino mais significativo; pois, estão percebendo a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos no ambiente escolar nos diferentes componentes, na prática do seu cotidiano em diferentes ambientes e circunstâncias do seu convívio.
A opção das frutas como alimento a ser fracionado, apresentou a intencionalidade de que os alunos percebessem a relevância de selecionar o que ingerimos no nosso dia a dia, em todos os ambientes, dos quais participamos. Pois, é o que nos dará energia para que possamos desenvolver as atividades diárias, tanto no ambiente escolar, quanto fora dele.
Conclui-se, que foi um momento de aprendizado efetivo para os educandos, propiciando o estabelecimento da relação entre a teoria e a prática, onde todos os componentes (Matemática, Língua Portuguesa, Artes e Ciências), nos referidos objetos do conhecimento, conduzindo os alunos à reflexão sobre as suas práticas alimentares e a aplicabilidade matemática de conceitos no todos os seus contextos.
Professora Roseni Aparecida Woidelo, 5º ano C
Esta foi uma proposta de intervenção pedagógica nos componentes de: Matemática, Língua Portuguesa, Artes e Ciências; desenvolvida com os alunos do 5 ano C, da Escola Municipal Professora Izélia Santina Marconato Prates, no município de Guamiranga, pela docente Roseni Aparecida Woidelo.
Inicialmente ocorreu o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos a serem trabalhados. Na sequência foi sugerida uma pesquisa sobre ambos os temas, utilizando-se de recursos midiáticos (lousa digital). Assuntos abordados: Alimentação saudável, Obesidade, Frações (em anexo). Após o debate dos alunos sobre os assuntos com o resultado das informações levantadas, foi proposto para eles à elaboração de um prato saudável, onde os alunos desenvolveram um trabalho interdisciplinar entre os componentes de artes e ciências (em anexo). Posteriormente, os alunos ordenaram palavras na formação de frases e realizaram uma produção textual, com os componentes de língua portuguesa e ciências (em anexo). Em seguida, realizaram diversas atividades nos seus cadernos sobre as frações (em anexo). Na sequência ocorreu o fracionamento das frutas, trabalhando na prática os conceitos abordados sobre alimentação saudável e frações (em anexo). Foi concluída a atividade prática com a fabricação de uma salada de frutas para os alunos degustarem com as frutas fracionadas (em anexo). E finalizando a sequência didática os alunos fizeram o repasse das informações levantadas e da prática do ambiente escolar na sua instituição familiar, com o objetivo se socializar os conhecimentos adquiridos tornando a teoria algo prático e significativo.
O objetivo deste trabalho com a interdisciplinaridade entre os componentes de: Matemática, Língua Portuguesa, Artes e Ciências, foi trabalhar na prática, conceitos matemáticos da representação fracionária, a representação artística e a construção da escrita, aliando a importância de se manter uma alimentação saudável, como base para a manutenção do corpo humano.
O desempenho desta prática, possibilitou aos alunos desenvolverem ações que saíram do abstrato, para o concreto, aplicando o que aprenderam em sala de aula de ensino regular, fora da instituição escolar. Oportunizando um ensino mais significativo; pois, estão percebendo a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos no ambiente escolar nos diferentes componentes, na prática do seu cotidiano em diferentes ambientes e circunstâncias do seu convívio.
A opção das frutas como alimento a ser fracionado, apresentou a intencionalidade de que os alunos percebessem a relevância de selecionar o que ingerimos no nosso dia a dia, em todos os ambientes, dos quais participamos. Pois, é o que nos dará energia para que possamos desenvolver as atividades diárias, tanto no ambiente escolar, quanto fora dele.
Conclui-se, que foi um momento de aprendizado efetivo para os educandos, propiciando o estabelecimento da relação entre a teoria e a prática, onde todos os componentes (Matemática, Língua Portuguesa, Artes e Ciências), nos referidos objetos do conhecimento, conduzindo os alunos à reflexão sobre as suas práticas alimentares e a aplicabilidade matemática de conceitos no todos os seus contextos.
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