Sistema Monetário e Educação Financeira

AUTORA
Professora Ana Paula S. Floriano, 4º ano A

Um dos conteúdos propostos para o 4º ano do ensino fundamental é o Sistema Monetário Brasileiro. E para que o processo de aprendizagem dessa área financeira ocorra de forma prazerosa, é importante que utilizemos de atividades lúdicas ao longo desse processo. Assim, as crianças assimilam com mais facilidade esse conteúdo que faz parte do dia a dia de todos.

Pensando na dificuldade que alguns alunos ainda encontram para aprender Matemática, no caso, a Matemática Financeira, devemos buscar de linguagem simples e adequada ao cotidiano de cada criança. Abordar conceitos básicos como o conhecimento das cédulas e moedas vigentes, assim como, o valor do dinheiro ao longo do tempo. O que compramos hoje com 50 reais, por exemplo, não compraremos daqui um ano à frente.

Trabalhamos todos esses conceitos por meio de vídeos, atividades escritas, cálculos matemáticos mentais e registrados. E para enriquecer ainda mais o conhecimento adquirido, trabalhamos de maneira lúdica com a vivência de compras no Supermercado.

Primeiramente, com pesquisa de preços em variados supermercados. Escolhemos para a pesquisa os produtos de limpeza. Cada estudante foi até o supermercado preferido, com uma lista de produtos e fez a pesquisa, anotando os preços unitários. (atividade que envolveu os pais e responsáveis, que colaboraram de forma muito positiva). Após, em sala de aula, analisamos as listas, comparamos preços e fizemos cálculos envolvendo adição e multiplicação.

Posteriormente, montamos dois supermercados fictícios com materiais trazidos pelos estudantes. Formamos duas equipes, cada uma escolheu o nome de seu supermercado e, a partir daí, começaram a etiquetar os produtos com os preços. Depois de tudo etiquetado, montamos os dois estabelecimentos, onde toda a turma pode realizar suas compras utilizando dinheiro em espécie, assim como, pagamento em pix e com cartão. Para tanto, montamos uma agência bancária onde depositaram certa quantia em dinheiro para poderem fazer pagamentos na modalidade pix e cartões. Contamos também com a presença do diretor Marcos, fazendo compras nos dois supermercados.

Após a vivência das compras nos dois supermercados, fizemos uma roda de conversa para expor as experiências vividas e o que foi observado, como, a diferença de preços, a questão de lucro e prejuízo, o atendimento prestado, as ofertas de cada supermercado, etc.

Foram três semanas de atividades ricas em aprendizado e muita interação.













































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO SAÚDÁVEL

Projeto Decida pela Vida