AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO SAÚDÁVEL

AUTORA
Professora Ana Paula S. Floriano, 4º ano A

A economia de nosso município de Guamiranga é essencialmente agrícola, tendo 71% de sua população residindo no campo, segundo dados do IPARDS (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social). É de suma importância que abordemos esse tema com nossos alunos, uma vez que faz parte do cotiadano da maioria deles, assim como, é fundamental para a existência de toda a humanidade.

Neste mês de julho comemoramos no dia 28 o Dia do Agricultor. Para comemorar essa data e para enriquecer o conhecimento, nós, do 4º ano A da E. M. Prof. Izélia S. M. P rates, desenvolvemos o projeto Agricultura e Alimentação Saudável.

Escolhemos como foco principal a agricultura familiar com a qual o município tem parceria e adquire todos os alimentos orgânicos e de qualidade para a merenda escolar. Esse gênero de cultivo visa o plantio de verduras, hortaliças e frutas. É um sistema familiar com características próprias, como, o uso de adubos orgânicos e o trabalho da família.

Segundo dados do IBGE 77% dos estabelecimentos rurais do Brasil, ou seja, 3,9 milhões de propriedades são classificadas como da agricultura familiar.

Em nosso município a agricultura familiar é bastante valorizada. Contamos com 50 associados que fazem parte da AAFAG (Associação da Agricultura Familiar de Guamiranga)

Para adquirir esses conhecimentos e muitos outros desenvolvemos inúmeras atividades, como, vídeo aulas, registros escritos, mural com mini cartazes, palestra com a nutricionista da Sec. de Educação, Neidi Lisboa, onde de uma maneira lúdica os alunos aprenderam mais sobre o que podemos e o que não podemos consumir todos os dias. Alguns alunos entrevistaram seus pais que são agricultores e, assim, a turma toda conheceu mais sobre as dificuldades e alegrias em se trabalhar com a terra.

E no dia 28 de julho, Dia do Agricultor, encerramos nosso projeto com uma aula a campo para conhecer um pouco da agricultura familiar de nosso município, onde os proprietários, Sr. e Sra. Vitor e Bernadete M.Moleta, carinhosamente, nos receberam e deram uma aula sobre o cultivo orgânico e o manejo correto do solo. Nessa visita as crianças puderam colher e degustar cenouras fresquinhas. A experiência vivida nesse dia proporcionou conhecimento e alegria a todos, era visível o entusiasmo dos alunos.

Foi um projeto lúdico, prazeroso e de muita aprendizagem. Tratar de um tema tão próximo do cotidiano dos alunos e de tanta importância foi, sem dúvida, enriquecedor.












































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema Monetário e Educação Financeira

Projeto Decida pela Vida