FOCOS DE DENGUE E MEDIDAS PREVENTIVAS

AUTORA
Professora Ana Paula S. Floriano, 4º ano A

Faz parte da grade curricular do 4º ano o conteúdo prevenção de doenças. Sabendo da necessidade de conscientizar nossas crianças sobre a importância de adotar medidas preventivas, para evitar certas enfermidades, desenvolvemos um projeto de prevenção à dengue.

Foram quinze dias de atividades envolvendo aula expositiva, vídeo aula do site arede.info/vamos-ler-aulas, roda de conversa acerca das medidas de prevenção vistas na vídeo aula. Trabalho de pesquisa, cujo tema foi As diferenças entre Dengue, Chycungunya, Zica Virus e Febre Amarela. Atividade em grupo, com a confecção de cartazes com dicas e ilustrações de medidas de prevenção.

Como atividade extraclasse, cada grupo levou seu cartaz no comércio e áreas de circulação de pessoas para expô-los. Fizemos uma aula de campo pelas ruas próximas à escola e em uma praça da cidade, com o intuito de observar e identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Encontramos alguns pontos com muito lixo pelo chão. A reação de indignação da turma foi imediata. Então, retiramos o que foi possível.

Voltamos para a escola, conversamos e concluímos que devíamos comunicar aos órgãos competentes sobre o que observamos. A direção da escola entrou em contato com a Secretaria de Saúde que prontamente acolheu nosso pedido para que um agente de endemias viesse para relatarmos a situação encontrada. Esse foi um ponto muito positivo.

Na manhã seguinte, duas agentes vieram até a nossa sala, explicaram como é o seu trabalho, quais as ações e qual o papel da sociedade. Relataram quantos casos de dengue o município teve nesse ano e o trabalho feito para acabar com focos encontrados. Trouxeram amostras das diversas fases de desenvolvimento do mosquito para que as crianças conhecessem e diferenciassem o pernilongo comum do aedes aegypti.

Após longa conversa, as agentes anotaram os endereços relatados pela turma, onde imediatamente fariam visitas. Após alguns dias, recebemos as fotos com registros dessa mobilização da equipe.

Outro fruto colhido foi a colaboração das famílias. Com os relatos dos alunos em casa, muitos nos ajudaram a divulgar dicas de prevenção. Um pai de aluno divulgou em seu programa na Rádio Web da cidade as experiências vividas pela turma e relembrou a todos os cidadãos a necessidade de cada um fazer a sua parte por um município sem focos de dengue.

Foi um projeto muito rico em aprendizagem e conscientização. Fomos além dos muros da escola, mobilizando as famílias, a Sec. de Saúde e a sociedade em geral.





































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A AÇÃO DOS MICRORGANISMOS NOS ALIMENTOS E NA PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS

Sistema Monetário e Educação Financeira